Linguagem Corporal

expresso-corporal-3-638

Hoje eu gostaria de falar sobre linguagem corporal existem varias maneira de uma pessoa expressar sentimento ou comportamentos de  raiva , alegria , medo , angustia  etc. podemos entender quando uma pessoa nós emite um determinando comportamento que chamamos de linguagem corporal.

Sentimentos: são o que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser ou para interesses correlatos. A empatia é informação sobre os sentimentos dos outros.

Os sentimentos são únicos aos seres humanos, podemos considera-los uma evolução das emoções. O sentimento é uma auto percepção do próprio corpo, acompanhada pela percepção de pensamentos com determinados temas e pela percepção de um modo de pensar.

Uma emoção propriamente dita é um conjunto de respostas químicas e neurais que formam um padrão diferente do habitual. Estas respostas são produzidas quando o cérebro normal, recebe um estímulo que “quebra” esse “equilíbrio”, desencadeando a emoção.

  • Emoções Primárias: são consideradas inatas ou “reflexas”, estas são comuns a todos os seres humanos, independentemente de fatores sociais ou socioculturais. Deste grupo fazem parte as emoções básicas ou elementares, como: a alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa.
  • Emoções Secundárias ou sociais: são mais complexas que as primárias, estas dependem de fatores e variáveis sócio-culturais. Estas podem variar amplamente e radicalmente entre culturas e/ou sociedades. Exemplos dessas emoções, é possível enumerar: a culpa, a vergonha, a gratidão, a simpatia, a compaixão, o orgulho, a inveja, o desprezo, o espanto, etc.
  • Emoções de Fundo: estas estão relacionadas com o bem-estar ou com o mal-estar interno. Estas são induzidas por estímulos internos, com origem em processos físicos ou mentais, levando o organismo a um estado de tensão ou relaxamento, fadiga ou energia. Estas emoções expressam-se em alterações musculoesqueléticas, refletindo-se em variações na postura e nos movimentos.1118

 

Muitas vezes um simples movimento de braços cruzados durante uma conversa pode significar muita coisa. É preciso entender o que está acontecendo ao seu redor.

Ignorando os sinais

1215

Um dos erros mais comuns é a pessoa procurar por sinais isolados para entender determinada pessoa. Para entender o que se está tentando transmitir é preciso ficar atento a uma série de sinais e fatores ambientais que vão influenciar o comportamento da pessoa.

Bases concretas

1313-346x500

Fazer a leitura corporal de uma pessoa que você conhece é relativamente fácil. Se basear nos hábitos que você já conhece da pessoa vão facilitar na identificação dos sinais.

Julgamentos

1411-376x500

Se você não tem um bom relacionamento com uma pessoa isso pode interferir na sua análise da linguagem corporal dela. é preciso ter consciência sobre quais os “efeitos” aquela pessoa causa em você e saber elimina-los na hora da análise.

Conheça alguns sinais que podem ser identificados na linguagem corporal:

1511-376x500

Todos nascemos sabendo identificar algumas expressões faciais, gestos e posturas e também ao longo da vida aprendemos várias outras. Porém devido à linguagem corporal não fazer parte do sistema educacional tradicional e ainda hoje ser pouco estudada e difundida, uma grande variedade de gestos passam despercebidos.

1611-334x500

1711-325x500

A linguagem corporal pode ser utilizada como código por determinados grupos. Militares e policiais por exemplo, possuem códigos de gestos para transmitirem informações como acelerar, agrupar, parar ou bater em retirada.

1810

Culturalmente um povo pode adotar gestos característicos que os identifiquem, assim como ocorre de existirem significados diferentes para um mesmo gesto em diferentes culturas.

194

Utilizada de maneira adequada, a linguagem corporal pode reforçar e enfatizar a mensagem oral, pode complementar ou concluir raciocínios. Há muitos cursos de oratória que ensinam gestos e expressões capazes de dar suporte aos discursos e melhorar a comunicação.

206 (1)

Existem 7 expressões inatas: raiva, alegria, tristeza, surpresa, medo, aversão e desprezo.2112

2210

Estas expressões inatas estão presentes em todas as culturas e em todas as épocas da história, registradas em estátuas e pinturas.São percebidas inclusive em crianças que nasceram cegas e nunca a observaram em outra pessoa.

235 (1)

A linguagem corporal é um item crucial no processo da sedução.

245

A maior parte da nossa comunicação é feita por meio da linguagem corporal, tom de voz, movimentos e gestos. Todas essas coisas juntas, tais como expressões faciais, entonação de voz, velocidade da fala, como você anda, o jeito que você se posiciona no mundo, como mantém contato olhos nos olhos, o quão rápido você se move e até mesmo a nossa respiração, dizem sobre quem é você.

Indicação de Livro

livros (1)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s