O papel do arteterapeuta

Olá pessoal, hoje eu gostaria de escrever um pouco sobre o papel do arteterapeuta. Primeiramente, quero ressaltar que a arte como instrumento terapêutico ainda é vista por algumas correntes da psicologia mais conservadoras com certas reservas. Entretanto, a prática da arteterapia existe em torno de 30 anos e dentro da abordagem junguiana a arte sempre esteve presente, pois é uma prática rotineiramente incluída nas condutas terapêuticas. O principal objetivo da arteterapia é de oferecer um apoio e uma assistência às pessoas em dificuldades de aprendizado, sociais e pessoais, de maneira que as atividades artísticas desenvolvidas pelo indivíduo possa induzi-lo para um processo de transformação de si mesmo, assim ajudando-os a integrar-se à grupos sociais de forma mais saudável, crítica e criativa. Ao meu ver, a arteterapia também pode nos ajudar no nosso autoconhecimento, contribuindo para que nos tornamos pessoas melhores.

Os arteterapeutas podem vir de diversas áreas do conhecimento:
Educação: professores, pedagogos etc.
Social: assistentes sociais, educadores etc.
Arte: artistas plásticos, dançarinos, pintores, atores, músicos, fotógrafos, etc.
Saúde: enfermeiros, médicos, psicólogos, psicanalistas etc.
A arteterapia pode ser trabalhada em grupo ou individualmente.

O trabalho com a arteterapia tem crescido muito nos últimos tempos e tem sido trabalhada em diversas instituições da sociedade como, por exemplo: hospitais, prisões, comunidades carentes e empresas.

Uma frase de Jung que me toca muito durante todo o meu trabalho e também uma postura que eu procuro ter e manter é esta aqui: “Conheças todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana – Carl Gustav Jung”.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s